Unidades Avançadas
Centro de Integração e Aperfeiçoamento em Polícia Ambiental - CIAPA
O Centro de Integração e Aperfeiçoamento em Policia Ambiental - Ciapa é uma unidade de ensino, vinculada tecnicamente à Academia Nacional de Polícia no tocante ao desenvolvimento das ações de capacitação continuada e administrativamente à Superintendência Regional da Polícia Federal do Amazonas.
Tem como objetivo alcançar a excelência na capacitação, especialização e aperfeiçoamento de policiais e servidores de outros órgãos nas áreas de policiamento ambiental, convivência e operações em ambiente de selva e na formação de pilotos de embarcações do Serviço Público.
Foi instituído regimentalmente pela Portaria nº 213/99 e oficialmente inaugurado em 18 de março de 1998 com a presença do então Ministro da Justiça – Íris Resende e do Diretor Geral do Departamento de Polícia Federal, à época, DPF Vicente Chelotti e do Diretor da ANP, Delegado Sérgio Fidelis Brasil Fontoura.
Atualmente possui (duas) bases administrativas. A Base Cuieiras e a Base Tarumã.
Base Cuieiras
Edificada em plena selva amazônica conta com uma infraestrutura que possibilita a realização de cursos de capacitação continuada direcionados ao público interno e externo.
A Base Cueiras possui ainda trilhas diversas ao seu redor, para instrução e locais específicos para estacionamento e pernoite no interior da selva.
Base Tarumã
A Base Tarumã é também o porto da Polícia Federal e está localizada na cidade de Manaus/AM.
Ações de Capacitação
A finalidade das ações de capacitação continuada, por sua natureza estritamente policial, é preparar o(a) servidor(a) policial para atuar em ações que exijam decisão, comando, iniciativa, tirocínio, coragem e interação com o meio amazônico, em condições físicas e psicológicas adversas.
Além do público interno da Polícia Federal, também são oferecidas vagas para outros órgãos, tais como Ibama, DEA - Drug Enforcement Administration, polícia civil e militar do estado do Amazonas dentre outras.
Anualmente, as instalações são cedidas à Marinha do Brasil e à Força Aérea Brasileira, para realização de seus cursos de sobrevivência e adaptação em ambiente de selva, com efetivo aproximado/ano de 150 alunos formados.
Ações de capacitação atualmente realizadas no Ciapa:
Cepam - Curso Especial de Policia Ambiental
Tem como objetivo proporcionar conhecimentos que capacitem os formandos a atuar com mais eficiência e segurança em operações destinadas ao combate às transgressões ambientais em âmbito federal, além de promover a integração entre diferentes órgãos afetos à atividade de prevenção e repressão a ilícitos ambientais. É realizado em conjunto com o Ibama.
ECSP - Curso de Piloto de Embarcações de Estado no Serviço Público
Tem como objetivo habilitar o servidor de qualquer órgão público a pilotar embarcações de pequeno e médio porte.
Caos - Curso de Adaptação em Operações de Selva
Tem como objetivo proporcionar conhecimentos para atuar em ambiente de selva, extraindo assim, deste meio inóspito, o suficiente para sua sobrevivência nesse meio.