Cidade Cenográfica





   A Academia Nacional de Polícia (ANP) da Polícia Federal possui uma Cidade Cenográfica para a realização de treinamentos oficiais de agentes da instituição. O complexo fica em Sobradinho, cidade satélite de Brasília. Mais de 150 agentes poderão treinar simultaneamente.

    A Cidade Cenográfica possui 14 tipologias, distribuídas em quatro diferentes áreas e totaliza mais de 5,5 mil metros quadrados de área construída. O complexo possui área condominial (quitinetes, banheiro, mercado, churrasqueira, farmácia), área comercial (banco, quiosques, correios, lanchonete), área mista (quitinetes, pousada, bar, boate) e área de serviços (borracharia, conveniência).

    A infraestrutura total, além do fornecimento de 35 módulos habitáveis, contempla a execução de calçadas, vias pavimentadas, escadas de acesso, sinalização, iluminação, infraestrutura elétrica, de água e de esgoto, paisagismo, mobiliários internos e cenografia, tudo para tornar os treinamentos mais próximos da rotina real dos policiais federais.

  Os alunos encontrarão um treinamento de excelência, com situações que exijam ação ou reação policial e contarão com apoio e orientação de professores e monitores, levando-os a reconhecer a importância e a imprescindibilidade do trabalho em equipe no cumprimento do dever.

     O projeto conta com 35 ambientes, que simulam a realidade, proporcionando mais eficiência e destreza aos policiais, exigindo a aplicação dos conhecimentos e habilidades em situações de tomada de decisão, permitindo a reflexão sobre os diferentes tipos de reação em cada situação.

     De acordo com a Polícia Federal, o projeto foi pensado de forma a ser econômico e rápido e, por esse motivo, a construção modular foi a opção escolhida para atender a necessidade iminente da Academia Nacional de Polícia. Por se tratar de um produto modulado e industrializado, ele apresenta quatro importantes vantagens: obra limpa e rápida, facilidade de remanejamento para outro local, fácil possibilidade de expansão e economia.